Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliacao histomorfometrica do processo de reparo osseo de cavidades cirurgicas preenchidas com osso autogeno em tibia de ratos diabeticos.

Processo: 04/13990-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2005
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2005
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Cirurgia Buco-maxilo-facial
Pesquisador responsável:Alessandra Marcondes Aranega
Beneficiário:Jônatas Caldeira Esteves
Instituição Sede: Faculdade de Odontologia (FOA). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araçatuba. Araçatuba , SP, Brasil
Assunto(s):Diabetes mellitus   Enxerto ósseo   Transplante ósseo   Reparo ósseo
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Diabetes | Enxerto Osseo | Reparo Osseo

Resumo

O objetivo deste trabalho será avaliar, histomorfológica e histomorfometricamente, o processo de reparo ósseo de cavidades cirúrgicas preenchidas com osso autógeno realizadas em tíbias de ratos diabéticos. Para o presente trabalho serão utilizados 32 ratos (Rattus norvegicus albinus, Wistar) machos, com aproximadamente 250 gramas divididos em dois grupos: o grupo I (controle) receberá injeção endovenosa de tampão citrato a 0,01 M, ph 4,5 e o grupo II (diabético) receberá injeção endovenosa de estreptozotocina dissolvida no tampão citrato, em uma concentração de 45mg/Kg. Após controle glicêmico, os animais serão anestesiados e nas regiões ântero-laterais das tíbias dos dois membros posteriores serão realizadas tricotomia e anti-sepsia. Após incisão linear de 15mm no sentido longitudinal de cada membro posterior e exposição das tíbias será preparada com trefina em alta-rotação refrigerada uma cavidade cirúrgica de 3mm de diâmetro no membro posterior direito que receberá o osso autógeno coletado da trefina e de uma segunda cavidade no membro posterior esquerdo. Os tecidos serão suturados e os animais sacrificados aos 10 e 30 dias pós-operatórios. As peças serão fixadas, descalcificadas, desidratadas, clarificadas e incluídas em parafina para a realização de cortes cortes semi-seriados com seis micrometros de espessura corados pela hematoxilina e eosina (HE) e Tricrômico de Masson para análise histológica e histométrica, respectivamente. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ESTEVES, JONATAS CALDEIRA; ARANEGA, ALESSANDRA MARCONDES; BORRASCA, ALBANIR GABRIEL; RUIZ DE SOUZA FATTAH, CRISTIANE MARA; GARCIA-JUNIOR, IDELMO RANGEL. Repair process of surgical defects filled with autogenous bone grafts in tibiae of diabetic rats. Journal of Applied Oral Science, v. 16, n. 5, p. 316-320, . (04/13990-0)