Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliacao bacteriologica de enxertos osseos submetidos a tecnica criogenica (-24c), em banco de ossos de caes (canis familiaris).

Processo: 04/13674-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de dezembro de 2004
Data de Término da vigência: 30 de novembro de 2005
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária
Pesquisador responsável:Cassio Ricardo Auada Ferrigno
Beneficiário:Tatiana Casimiro Mariani
Instituição Sede: Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Contaminação   Enxertos   Cães
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Banco De Ossos | Caes | Contaminacao | Cultura Bacteriologica | Enxertos

Resumo

Banco de ossos são mantidos para posterior utilização de enxertos homólogos apresentando como vantagens a redução do tempo cirúrgico e anestésico, menor perda sanguínea, menor dor crônica no local de coleta (osso autólogo), além da variedade na quantidade, forma e tamanho, fornecendo fonte constante e disponível de osso. O presente estudo visa criar um banco de ossos para o Serviço de Cirurgia e determinar os níveis bacteriológicos dos enxertos ósseos coletados cirurgicamente de 10 animais, e mantidos à temperatura de -24ºC em banco de ossos de cães durante período de seis meses através da realização mensal de cultura bacteriológica em meio de Stwart. Os ossos coletados serão: úmero, rádio, ulna, fêmur, tíbia, fíbula e costelas. No momento da coleta será armazenada amostra de soro do aromal doador. Os resultados obtidos serão tabulados e comparados com os padrões dispostos em literatura. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)