Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudos fotofisicos de farmaco antimalarico em meio micelar: efeito do contraion do surfactante.

Processo: 05/53002-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2005
Data de Término da vigência: 30 de novembro de 2007
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Farmácia
Pesquisador responsável:Rose Mary Zumstein Georgetto Naal
Beneficiário:Marcela de Souza Santos
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (FCFRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Fotofísica   Fluorescência   Malária   Micelas
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Contraion | Fluorescencia | Fotofisica | Malaria | Micelas | Sistemas Organizados

Resumo

A fotofísica e a fotoquímica de drogas têm recebido considerável atenção pelo fato de que uma boa parte das drogas, prescritas na cura de doenças, são causadoras de processos fototóxicos ou fotoalérgicos. Um exemplo de droga fotossensível é a cloroquina usada no tratamento da malária. Essa droga, em doses muito próximas das terapêuticas, causa efeitos colaterais fototóxicos, tanto na pele quanto nos olhos, os quais aparecem, principalmente, quando o paciente é exposto à luz solar. As causas e os mecanismos responsáveis por tais efeitos não são totalmente esclarecidos. Como a eficiência da cloroquina depende de sua interação com a membrana celular e como as propriedades fotofísicas de uma molécula fotossensível mudam quando a mesma encontra-se compartimentalizada, é importante que seja realizado um estudo detalhado da droga na presença de um alvo biológico ou um sistema modelo simples (como micelas ou vesículas). As micelas têm sido usadas para mimetizar o ambiente da membrana biológica e fornecem um sistema simples para estudar as propriedades de ligação de drogas anfifílicas na membrana. No caso de micelas iônicas, as mudanças no contraíon do surfactante alteram o potencial elétrico da interface e as propriedades de incorporação de moléculas anfifílicas. Assim, pretende-se estudar as propriedades fotofísicas da droga anti-malária, difosfato de cloroquina, em meio micelar iônico, de diferentes contraíons, com o objetivo de contribuir com a elucidação dos mecanismos responsáveis pelos efeitos fotossensibilizadores desta droga. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SANTOS, MARCELA DE SOUZA; FREIRE DE MORAIS DEL LAMA, MARIA PERPETUA; ITO, AMANDO SIUITI; ZUMSTEIN GEORGETTO NAAL, ROSE MARY. Binding of chloroquine to ionic micelles: Effect of pH and micellar surface charge. Journal of Luminescence, v. 147, p. 49-58, . (05/53002-4)