Busca avançada
Ano de início
Entree

Decodificação e compreensão de leitura em um grupo de deficientes auditivos

Processo: 04/06645-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de dezembro de 2004
Data de Término da vigência: 30 de novembro de 2005
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Fonoaudiologia
Pesquisador responsável:Brasilia Maria Chiari
Beneficiário:Olívia Helena Gomes Patatas
Instituição Sede: Escola Paulista de Medicina (EPM). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus São Paulo. São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Avaliação audiológica   Deficiência auditiva   Surdez   Compreensão da leitura
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Avaliacao | Deficiencia Auditiva | Fonoaudiologia | Leitura | Surdez

Resumo

Em uma sociedade onde a leitura é uma das mais importantes fontes de conhecimento, cultura e informação em geral, uma pessoa que não decodifica e não compreende textos escritos está privada de se desenvolver plenamente. A perda auditiva interfere na detecção e discriminação sonora; os sons da fala não são ouvidos com clareza, não há produção de fala adequada e, consequentemente, haverá dificuldades no desenvolvimento da leitura e escrita, uma vez que a escrita representa a fala. Um maior entendimento e uma melhor caracterização do processo de leitura no deficiente auditivo são extremamente importantes para uma intervenção mais adequada e melhoria da qualidade de vida. Objetivo Geral: Caracterizar o desempenho de indivíduos deficientes auditivos numa prova de leitura. Objetivo Específico: Verificar se há relação entre as capacidades de decodificação e compreensão de texto. Material e método: Deficientes auditivos de grau moderado a profundo, alfabetizados, com nível de leitura equivalente a segunda série de ensino fundamental, sem outros comprometimentos, lerão em voz alta um texto (anexo I); recontarão a história; e, responderão oralmente a questão sobre o texto (anexo II). A sessão será gravada em fita cassete e filmada em VHS para posterior registro/transcrição, caracterização da leitura e verificação da compreensão. Os dados serão analisados quantitativamente e qualitativamente, conforme proposto por Moraes et al (2001), segundo o "Modelo em Árvore", de Mandler e Johnson (1997). (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)