Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliacao e terapia dos disturbios de leitura e escrita em deficientes auditivos com perdas moderadas e severas sob o enfoque da consciencia fonologica.

Processo: 99/09833-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de janeiro de 2000
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2000
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Fonoaudiologia
Pesquisador responsável:Mariza Ribeiro Feniman
Beneficiário:Adriana de Souza Batista Kida
Instituição-sede: Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB). Universidade de São Paulo (USP). Bauru , SP, Brasil
Assunto(s):Deficiência auditiva   Consciência fonológica

Resumo

A aquisição da fala, leitura e escrita são dificuldades encontradas pelos deficientes auditivos devido a deficiência na recepção sensorial auditiva das informações, que provoca um baixo desempenho na aquisição destes aspectos importantes para a constituição de um sujeito participativo, crítico e socialmente ativo. Estudos comprovam que os processos de conscientização fonológica e aquisição de leitura e escrita são recíprocos facilitando-se mutuamente. Assim, a pesquisa em questão visa avaliar crianças com deficiências auditivas de grau moderado e severo do Centro Educacional para Deficientes Auditivos (CEDAU-USP), da cidade de Bauru (SP), verificando a relação entre o processo de aquisição da leitura e escrita do deficiente auditivo e a estimulação da consciência fonológica para o favorecimento de uma melhor aprendizagem e melhor comunicação das crianças com o mundo. (AU)