Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliacao e terapia dos disturbios de leitura e escrita em deficientes auditivos com perdas moderadas e severas sob o enfoque da consciencia fonologica.

Processo: 99/09833-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de janeiro de 2000
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2000
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Fonoaudiologia
Pesquisador responsável:Mariza Ribeiro Feniman
Beneficiário:Adriana de Souza Batista Kida
Instituição Sede: Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB). Universidade de São Paulo (USP). Bauru , SP, Brasil
Assunto(s):Deficiência auditiva   Consciência fonológica
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Aquisicao De Leitura E Escrita | Consciencia Fonologica | Deficiencia Auditiva

Resumo

A aquisição da fala, leitura e escrita são dificuldades encontradas pelos deficientes auditivos devido a deficiência na recepção sensorial auditiva das informações, que provoca um baixo desempenho na aquisição destes aspectos importantes para a constituição de um sujeito participativo, crítico e socialmente ativo. Estudos comprovam que os processos de conscientização fonológica e aquisição de leitura e escrita são recíprocos facilitando-se mutuamente. Assim, a pesquisa em questão visa avaliar crianças com deficiências auditivas de grau moderado e severo do Centro Educacional para Deficientes Auditivos (CEDAU-USP), da cidade de Bauru (SP), verificando a relação entre o processo de aquisição da leitura e escrita do deficiente auditivo e a estimulação da consciência fonológica para o favorecimento de uma melhor aprendizagem e melhor comunicação das crianças com o mundo. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)