Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo das interacoes do diamante policristalino com o tecido osseo e suas aplicacoes no revestimento de proteses ortopedicas.

Processo: 00/08274-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2000
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2002
Área de conhecimento:Engenharias - Engenharia Elétrica - Materiais Elétricos
Pesquisador responsável:Alfredo Carlos Peterlevitz
Beneficiário:Elen Renate Figueira
Instituição Sede: Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação (FEEC). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Osso e ossos   Próteses e implantes   Diamantes CVD
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Diamante Cvd | Osteogenesis | Proteses | Tecido Osseo

Resumo

Há a necessidade premente da pesquisa de novos tipos de materiais para a confecção de próteses humanas, que possam substituir as existentes ou aprimora-las. O diamante possui um conjunto único de propriedades bastante interessantes para a confecção de próteses, como por exemplo, extrema dureza, inatividade química na temperatura ambiente, baixo coeficiente de atrito, isolamento elétrico, etc. Este trabalho visa estudar a bio-compatilidade do diamante em próteses ósseas. Estudaremos a osteogênese na interface osso-diamante, a adesão do diamante no tecido-ósseo e a possível influência dos facetamentos cristalinos do diamante no ordenamento do colágeno. Aproveitaremos as técnicas cirúrgicas e de caracterização desenvolvidas anteriormente para o estudo dos efeitos do laser na osteogênesis (ref. 45 da súmula do orientador) em cooperação com o Instituto de Biologia, com os aprimoramentos que forem necessários para o estudo da interface diamante-osso. As prósteses de diamante serão fabricadas no laboratório. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)