Busca avançada
Ano de início
Entree

Caracterizacao de compositos de matriz de aluminio obtidos "in situ" pela adicao e reducao quimica de particulas de silica, por uma via de metalurgia do po.

Processo: 04/10371-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2004
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2005
Área de conhecimento:Engenharias - Engenharia de Materiais e Metalúrgica - Metalurgia Física
Pesquisador responsável:Helio Goldenstein
Beneficiário:Mariana Perez de Oliveira
Instituição Sede: Escola Politécnica (EP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Metalurgia do pó
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Aluminotermia | Composito Co-Continuo | Composito Com Matriz De Al | Composito De Matriz Metalica | Metalurgia Do Po | Reacao In Situ

Resumo

Este projeto visa caracterizar compósito de alumínio obtido pela mistura de pós de Al puro com partículas de sílica, compactação e sinterização, visando obter peças propriedades mecânicas distintas das obtidas com alumínio puro. O compósito final é obtido "in situ" por uma reação alumino térmica de redução da sílica pelo Al com ambas as fases no estado sólido (embora possa existir uma fase líquida transiente na interface metal/partículas), dando origem a partículas nanocompósitas de AI2O3 interconectada com uma liga Al-Si. Serão utilizados diferentes teores e tamanhos de partículas de SiO2; serão realizados ensaios de medidas de densidade geométrica (antes e após sinterização) e densidade via método de Archimedes de imersão em um meio fluido; dureza e microdureza nas diferentes fases encontradas; levantamento de curvas de densidade versus compactação; preparação metalográfica e observação da microestrutura em microscópio óptico e eletrônico; ensaios de flexão em três pontos para a avaliação das propriedades mecânicas. Este trabalho corresponde a desenvolvimento no âmbito de um projeto de pesquisa de longo prazo, que já deu origem à patente "Processo de consolidação de partículas metálicas e produtos assim obtidos" pertencente à USP e Fapesp (inventores Hélio Goldenstein e Elvio de Napole Gregolin), depositada no dia 03.08.2004 no Instituto Nacional de Propriedade Industrial, sob o protocolo nº 003906. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)