Resumo
Os aços avançados de alta resistência foram desenvolvidos graças a demanda da indústria automobilística por materiais de elevada resistência específica, capazes de aumentar a eficiência energética e reduzir a emissão de gases poluentes através da diminuição do peso dos veículos. Neste contexto surgiram os aços de baixa densidade do sistema FeMnAlC que, além de apresentarem menor massa específica que os aços convencionais, exibem excelente ductilidade, devido aos fenômenos de incremento de plasticidade e a elevada capacidade de armazenar discordâncias durante a deformação plástica. A baixa densidade se deve a presença de elementos de liga, como Al e C, que promovem o aumento do parâmetro de rede. Entretanto, o Al também é responsável pela redução do módulo de elasticidade, isto é, o aço perde rigidez, limitando assim suas aplicações. Neste contexto, a adição de partículas cerâmicas, principalmente o diboreto de titânio, em matrizes metálicas vêm se mostrando um método eficiente para acréscimo do módulo de elasticidade sem que a ductilidade seja afetada significativamente. Embora a literatura ainda seja limitada, os trabalhos publicados foram centrados no sistema Fe-TiB2, de forma que o presente projeto tem como objetivo avaliar o efeito da introdução de TiB2 nas propriedades mecânicas e no módulo de elasticidade. A composição mais promissora dentre as quatro selecionadas para estudos iniciais será processada por manufatura aditiva e metalurgia do pó, uma vez que as propriedades obtidas por rotas convencionais não foram satisfatórias. A caracterização estrutural se dará por DRX, MEV e MET, e mecânica, por ensaios monotônicos e pela técnica de excitação por impulso. (AU)
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