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Avaliacao experimental dos efeitos do processo mecanico de expansao do tubo na ebulicao convectiva do r134a no interior de superficies ranhuradas.

Processo: 06/60962-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de março de 2007
Data de Término da vigência: 29 de fevereiro de 2008
Área de conhecimento:Engenharias - Engenharia Mecânica - Fenômenos de Transportes
Pesquisador responsável:Gherhardt Ribatski
Beneficiário:Luiz Fernando Vales
Instituição Sede: Escola de Engenharia de São Carlos (EESC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Trocadores de calor   Padrões de escoamento   Escoamento bifásico   Ebulição convectiva   Perda de carga
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Ebulicao Convectiva | Escoamento Bifasico | Padroes De Escoamento | Perda De Carga | Trocadores De Calor

Resumo

A ebulição convectiva em tubos internamente ranhurados é verificada em trocadores de calor do tipo tubo-aleta. As ranhuras (ou micro-aletas) proporcionam elevado incremento da taxa de transferência de calor com uma desprezível elevação da perda de carga. Durante o processo de fabricação destes trocadores, os tubos são mecanicamente expandidos com o objetivo de reduzir a resistência de contato entre a superfície das aletas e o tubo. Tal processo tende a deformar as ranhuras e pode resultar em alterações no desempenho destas superfícies. Entretanto, com base em extenso estudo da literatura disponível, constatou-se que estudos foram realizados apenas para superfícies não expandidas. A pesquisa proposta tem como objetivo avaliar o efeito do processo mecânico de expansão no coeficiente de transferência de calor e perda de carga para a ebulição convectiva do R134a no interior de superfícies ranhuradas para uma temperatura de saturação de 5ºC. Levantamentos experimentais serão realizados para superfícies lisa, ranhurada e ranhurada expandida com diâmetros externos de 3/8" em bancada experimental já existente no NETeF. Estes resultados serão comparados e as taxas de intensificação de transferência de calor e de incremento de perda de carga reais proporcionadas pelo uso de superfícies ranhuradas serão avaliadas. Este estudo proporcionará resultados inéditos e será realizado em colaboração com a MIPAL, indústria com tradição no mercado na produção de evaporadores e condensadores tipo tubo-aleta. (AU)

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