Busca avançada
Ano de início
Entree

Critérios para otimização de projetos de pontes determinados por espectros de acelerações dos tabuleiros

Processo: 08/51887-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2008
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2011
Área de conhecimento:Engenharias - Engenharia Civil - Estruturas
Pesquisador responsável:Pedro Afonso de Oliveira Almeida
Beneficiário:Jose Fernando Sousa Rodrigues
Instituição Sede: Escola Politécnica (EP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Dinâmica das estruturas   Pontes   Método dos elementos finitos
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Desempenho | Dinamica | Elementos Finitos | Monitoracao | Pontes | Trafego

Resumo

Diante da precária condição atual de nossa malha viária, o desempenho estrutural das pontes tornou-se uma crescente necessidade do setor produtivo, principalmente após as recentes privatizações da malha rodoviária brasileira, as quais carecem de expansão da infra-estrutura. Dessa forma, o tema vem sendo sistematicamente discutido no âmbito de uma investigação ampla para se estabelecer critérios para projeto e reabilitação das estruturas sujeitas a ações induzidas por veículos. O que se pretende nesse trabalho é contribuir para uma melhoria do desempenho estrutural das pontes da malha rodoviária brasileira, buscando critérios que levem em conta a mobilidade dessas estruturas. Para tal, dispõe-se de uma quantidade significativa de dados levantados em ensaios realizados pelo candidato em 30 pontes no Brasil, que passaram por uma ampla investigação experimental, incluindo inspeções visuais, monitoração das vibrações decorrentes do tráfego de veículos e identificação modal da estrutura para reanálise do modelo numérico. A partir dos dados coletados, será investigada a natureza dos carregamentos induzidos por veículos em pontes rodoviárias. A seguir, utilizando-se composições rodoviárias representativas do tráfego, serão realizadas simulações numéricas em arranjos usuais de pontes para obter-se curvas de desempenho das pontes rodoviárias. Nessas curvas serão correlacionadas as acelerações induzidas pelo tráfego no tabuleiro das pontes a estados de desempenho insatisfatórios da estrutura, que possam afetar a durabilidade das mesmas. Finalmente essas curvas serão validadas empregando-se algumas pontes monitoradas pelo candidato, as quais já tiveram seu diagnóstico estrutural realizado. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)