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Calibração de modelos de cálculo de resistência à força cortante em lajes de pontes com ênfase na prática nacional de projetos

Processo: 19/20092-3
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de fevereiro de 2020 - 31 de janeiro de 2022
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Civil - Estruturas
Pesquisador responsável:Mounir Khalil El Debs
Beneficiário:Mounir Khalil El Debs
Instituição-sede: Escola de Engenharia de São Carlos (EESC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Pesq. associados:Alex Micael Dantas de Sousa
Assunto(s):Resistência estrutural  Esforço cortante  Estruturas de concreto  Pontes de concreto  Vigas  Lajes  Confiabilidade  Análise numérica 

Resumo

O grande número de modelos de resistência à força cortante desenvolvidos trata, em sua maioria, da análise de vigas ou faixas de laje e da resistência à punção. Entretanto, no caso de cargas distribuídas em pequenas áreas próximas do apoio, situação frequente em tabuleiros de pontes rodoviárias, existe uma maior concentração das reações de apoio na região mais próxima da área carregada. Por este motivo, geralmente é adotada uma largura colaborante na resistência à força cortante próxima do apoio. Nesta vertente, muitos trabalhos foram desenvolvidos avaliando o nível de acurácia e precisão de diferentes modelos de cálculo combinados às formas mais usuais de definição da largura colaborante. No entanto, a maioria destes estudos foram realizados com lajes de espessuras maiores que as praticadas em projetos no Brasil e utilizando uma abordagem determinística na calibração dos modelos de cálculo. Por esta razão, propõem-se neste projeto um estudo mais adequado a prática nacional de projetos no tocante ao uso de lajes de menores espessuras (200-250 mm) e utilizando ferramentas probabilísticas para o desenvolvimento de modelos de cálculo mais confiáveis para este tipo de solicitação. Para isto, pretende-se desenvolver um programa experimental representativo da prática nacional de projetos de pontes que subsidie o desenvolvimento de abordagens mais adequadas para analisar a resistência à força cortante no caso de cargas parcialmente distribuídas próximas do apoio. O estudo inclui ainda a simulação numérica dos modelos experimentais e análise paramétrica dos modelos calibrados, utilizando o método dos elementos finitos, para investigar de forma mais abrangente aspectos como o efeito da disposição de mísulas na resistência à força cortante das lajes de pontes. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DE SOUSA, ALEX M. D.; LANTSOGHT, EVA O. L.; EL DEBS, MOUNIR K. One-way shear strength of wide reinforced concrete members without stirrups. STRUCTURAL CONCRETE, MAY 2020. Citações Web of Science: 0.

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