Busca avançada
Ano de início
Entree

Correlacao entre a expressao imunohistoquimica de receptores de estrogeno e progesterona e outros marcadores prognosticos-patologicos do carcinoma mamario.

Processo: 00/11108-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de março de 2001
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2002
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Anatomia Patológica e Patologia Clínica
Pesquisador responsável:Patricia Maluf Cury
Beneficiário:Ana Regina Franchi Travolo
Instituição Sede: Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (FAMERP). Secretaria de Desenvolvimento Econômico (São Paulo - Estado). São José do Rio Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Imuno-histoquímica   Prognóstico
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Carcinoma Mamario | Fatores Prognosticos | Imunohistoquimica

Resumo

Entre todos os tipos de neoplasias que acometem as mulheres, o carcinoma mamário apresenta um papel de destaque uma vez que representa a segunda causa de mortalidade por câncer neste sexo, sendo o carcinoma de pulmão a primeira. Com base neste aspecto, vários estudos estão sendo realizados na tentativa de elucidar a etiopatogenia e de estabelecer o diagnóstico precoce deste tipo de câncer, permitindo uma conduta terapêutica mais adequada e eficiente para cada mulher acometida. A associação entre os fatores prognósticos utilizados para o carcinoma mamário, como por exemplo, o grau histológico, o estadiamento TNM e o status hormonal, com a expressão dos receptores hormonais de estrógeno e progesterona, oferece parâmetros relacionados com à morbi-mortalidade e que permitem orientar o tratamento para cada caso. Sabemos que à presença de receptores de estrógeno e progesterona está relacionada com baixo risco para tumor e, portanto, é um excelente marcador de diferenciação dos carcinomas mamários. Este trabalho visa comparar, em 100 pacientes, os fatores prognósticos clínicos-patológicos clássicos como a idade, o tamanho do tumor, o grau histológico e a presença de metástases com a expressão imunohistoqutmica dos receptores de estrógeno e progesterona. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)