Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliacao da atividade oxidativa dos neutrofilos de gatos infectados pelo virus da imunodeficiencia dos felinos e co-infectados por taxoplasma gondii.

Processo: 02/07745-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2002
Data de Término da vigência: 30 de setembro de 2004
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Clínica e Cirurgia Animal
Pesquisador responsável:Mitika Kuribayashi Hagiwara
Beneficiário:Roberta Alencar de Oliveira
Instituição Sede: Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Oxidação   Toxoplasma gondii   Neutrófilos
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Neutrofilos | Oxidacao | Toxoplasma Gondii

Resumo

Na presença de infecções bacterianas ou até mesmo virais, os neutrófilos polimorfonucleares apresentam aumento da atividade oxidativa, com a produção de radicais livres, o que pode ser avaliado através da técnica de NBT. Em pacientes imunodeprimidos a função dos neutrófilos encontra-se parcialmente alterada. Pretende-se avaliar a atividade oxidativa dos neutrófilos, por meio da técnica de NBT, dos felinos infectados pelo vírus da imunodeficiência dos felinos (VIF) frente à co-infecção por Toxoplasma gondii. Serão formados quatro grupos experimentais, dois dos quais compostos por felinos infectados pelo VIF e dois sem a infecção. Os animais de um dos grupos VIF-positivos e de um dos grupos VIF-negativos serão inoculados com T. gondii. A atividade oxidativa dos neutrófilos será avaliada previamente e com intervalos semanais, durante 12 semanas após a infecção. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)