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Análise dos Níveis de Pressão Sonora em Unidade de Terapia Intensiva Neonatal

Processo: 09/09833-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2009
Data de Término da vigência: 30 de setembro de 2010
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Fonoaudiologia
Pesquisador responsável:Heraldo Lorena Guida
Beneficiário:Karen Murakami
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Marília. Marília , SP, Brasil
Assunto(s):Audiologia   Medição de ruído   Recém-nascido   Ruído
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:medição de ruído | Níveis de Pressão Sonora | recém-nascido | Ruído | UTI Neonatal | Audiologia

Resumo

O ruído é um som desagradável e indesejável tendo potencial para danificar a audição e provocar surdez temporária ou permanente. Nos neonatos, causa-lhes prejuízos fisiológicos e comportamentais como irritação, estresse, além de interromper o sono fazendo com que demore mais tempo para adquirirem peso devido à exposição aos elevados níveis de ruído no interior das unidades de terapia intensiva neonatal (UTINs). À medida que a civilização progride o ruído no meio ambiente tem aumentado produzindo alterações na audição humana. Mesmo antes do nascimento os bebês estão interagindo com o meio ambiente, pois dentro do útero o feto já está exposto a ruídos além da voz materna. Esses níveis de estímulos sonoros potencializam os efeitos lesivos. Com isso, essa sinfonia tecnológica devido ao alto nível de atividades como os sons de equipamentos, alarmes, telefones vem aumentando os níveis ruidosos nas UTINs, que excedem os níveis aconselhados. Devido ao barulho, o recém-nascido não consegue escutar os sons que todo bebê precisa ouvir para se estimular e interagir com o meio. Por isso, fazem-se necessários estudos para identificar o nível de ruído desenvolvendo intervenções e recomendações a fim de reduzir a poluição sonora uma vez que a perda auditiva pode ter conseqüências no desenvolvimento da palavra e da linguagem da criança e também no seu ajuste social.

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