Busca avançada
Ano de início
Entree

Análise modal aplicada à determinação experimental das características físicas da cana de açúcar (Saccharum officinarum).

Processo: 09/07036-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2009
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2010
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Ciência e Tecnologia de Alimentos - Engenharia de Alimentos
Pesquisador responsável:Walter Ferreira Velloso Júnior
Beneficiário:Tabatha Thaiane Pereira dos Santos
Instituição Sede: Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos (FZEA). Universidade de São Paulo (USP). Pirassununga , SP, Brasil
Assunto(s):Cana-de-açúcar   Método dos elementos finitos   Análise modal experimental   Simulação numérica
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Cana de Açúcar | Método dos Elementos Finitos | Simulação Numérica | Análise modal

Resumo

Este plano de pesquisa IC situa-se no âmbito do projeto FAPESP ref. n. 04252-0 que propõe a determinação das características físicas de alimentos e biomateriais utilizando o método modal. No caso dos biomateriais, o que inclui os alimentos em geral, essas propriedades, embora necessárias em diversas situações, são em geral mal conhecidas e frequentemente se encontram valores discrepantes na literatura técnica. A obtenção experimental das propriedades da cana-de-açúcar é um objetivo de grande interesse. Tais características têm importância na utilização desse importante produto vegetal como fonte de energia (na extração de álcool diretamente, ou pela queima do bagaço), como alimento (açúcar, rações animais etc.) ou ainda na produção de bebidas alcoólicas.A idéia deste plano é usar o método modal para obter medidas experimentais do comportamento dinâmico e térmico deste material, com amostras de cana-de-açúcar montadas em módulos vibracionais (que foram projetados e construídos no SIMFAB), e comparar esses dados com resultados numéricos obtidos por simulação pelo Método dos Elementos Finitos. Essa comparação será feita em um processo iterativo no qual as características físicas, que são parâmetros do modelo numérico, serão ajustadas até que os resultados numéricos concordem o melhor possível com as medidas. Desta forma o melhor ajuste determina as propriedades físicas procuradas. A instrumentação, de acordo com o esquema proposto a seguir, será instalada no nosso laboratório graças ao auxílio FAPESP já citado.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)