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Escolas comuns ou especiais? perspectivas dos pais de portadores de sindrome de down.

Processo: 02/07495-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2002
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2003
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Enicéia Gonçalves Mendes
Beneficiário:Teresa Lenzano Castells
Instituição Sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Escolarização   Inclusão   Síndrome de Down   Autopercepção   Expectativas
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Autopercepcao | Escolarizacao | Expectativas | Famliares | Inclusao | Sindrome De Down

Resumo

O presente estudo tem por objetivos: a) identificar, e analisar comparativamente, as percepções dos pais e da própria criança/jovem portador de Síndrome de Down, sobre escolas especiais e regulares; b) identificar os fatores que afetam a colocação da criança na escola regular e na escola especial; c) descrever e analisar como ocorre o processo de escolarização na escola comum e/ou especial; d) identificar a necessidade de suportes e como eles são oferecidos na escola comum ou especial; e) conhecer qual seria a melhor forma de atendimento para portadores de Síndrome de Down na perspectiva dos pais e do próprios alunos. Os sujeitos serão 6 pares mãe - criança/jovem portador de Síndrome de Down, dos quais dois pares se encontram nas seguintes condições: escolarização exclusiva em escola comum, escolarização exclusiva em escola especial, e escolarização em escola regular e especial. A coleta de dados será feita por meio de dois roteiros de entrevista semi-estruturada, seguindo um roteiro as mães e outro para as crianças/jovens. A importância de pesquisas que estudem a escolarização dos portadores de necessidades educacionais especiais vista sob o olhar dos próprios alunos e de seus familiares reside no fato de que, ao conhecer as diversas experiências, necessidades, obstáculos, percepções e expectativas daqueles que tem o mais importante papel em todo e qualquer processo educacional, torna-se possível tomar decisões políticas mais significativas e efetivas. (AU)

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