Busca avançada
Ano de início
Entree

Adesao ao tratamento anti-retroviral entre pacientes em seguimento no servico de extensao ao atendimento de pacientes haiv/aids (casa da aids) do hc - fmusp.

Processo: 07/53579-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2008
Data de Término da vigência: 31 de março de 2010
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Clínica Médica
Pesquisador responsável:Eliana Battaggia Gutierrez
Beneficiário:Bruna Mamprim Piloto
Instituição Sede: Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HCFMUSP). Secretaria da Saúde (São Paulo - Estado). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Adesão
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Adesao | Infeccao Por Hiv/Aids | Tratamento Antiretroviral

Resumo

A adesão dos pacientes ao tratamento é importante fator preditivo do sucesso do tratamento anti-retroviral a longo prazo. Diversos estudos têm demonstrado que apenas cerca de 50% dos pacientes com doenças crônicas tomam sua medicação nas doses recomendadas. O objetivo do estudo é avaliar 1. As taxas de adesão ao tratamento anti-retroviral dos pacientes infectados por HIV, e 2. Os fatores associados à adesão inadequada. Trata-se de estudo transversal envolvendo uma amostra aleatória de pacientes maiores de 18 anos, infectados por HIV em uso de tratamento anti-retroviral e em seguimento no Serviço de Extensão ao Atendimento de Pacientes HIV/aids (Casa da Aids) do HC-FMUSP. Os pacientes serão incluídos ao estudo após concordarem em participar e assinarem de "Termo de Consentimento Livre e Esclarecido". A avaliação será feita através de: 1. Entrevista com os pacientes, utilizando um questionário padronizado (anexo), para obtenção de dados demográficos, avaliação da adesão ao tratamento e os motivos para eventuais falhas relatados pelo próprio paciente; 2. Coleta de dados do prontuário médico sobre as condições clínicas do paciente, o motivo da introdução do tratamento, o esquema anti-retroviral prescrito, resultados de exames (CD4 e carga viral), e da avaliação do médico assistente sobre a adesão do paciente ao tratamento nos últimos 12 meses; 3. Coleta de dados referentes à freqüência e quantidade de retirada dos medicamentos na farmácia da Casa da Aids nos últimos 12 meses. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)