Busca avançada
Ano de início
Entree

Os efeitos das propagandas de alimentos na determinação das escolhas alimentares de crianças e adolescentes

Processo: 09/07853-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2009
Data de Término da vigência: 30 de junho de 2010
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia Experimental
Pesquisador responsável:Sebastião de Sousa Almeida
Beneficiário:Marilia Costa Mattos
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Psicobiologia   Comportamento alimentar   Obesidade pediátrica   Crianças   Adolescentes
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:adolescentes | comportamento alimentar | crianças | escolha | Propaganda de alimentos | Psicobiologia

Resumo

Atualmente, em países desenvolvidos e em desenvolvimento, a obesidade tem sido considerada um dos grandes problemas nutricionais devido ao seu crescimento acelerado. As mudanças no estilo de vida, como maior tempo em frente à televisão, podem estar associadas a comportamentos alimentares inadequados, com o consumo freqüente de alimentos densamente calóricos. Assim sendo, o objetivo deste trabalho será investigar as preferências alimentares de crianças e adolescentes expostos (grupo experimental) e não expostos (grupo controle) a propagandas de alimentos veiculadas pela televisão. Além disso, serão comparadas as escolhas alimentares dos participantes, divididos em grupos segundo seu estado nutricional. Participarão 60 crianças de 8 a 13 anos, matriculadas em escolas particulares de Ribeirão Preto - SP. Serão realizadas avaliação sócio-econômica, análise do consumo alimentar e avaliação antropométrica dos participantes. Os alunos assistirão um desenho animado interrompido por dois intervalos comerciais que veicularão 4 propagandas de 30 segundos cada, sendo 8 propagandas de brinquedos para o grupo controle e 8 propagandas de alimentos para o grupo experimental. Imediatamente após assistirem o vídeo, cada participante deverá indicar suas preferências alimentares, através da visualização de 24 pares de fotos de alimentos. Cada alimento anunciado será fotografado e apresentado conjuntamente com a foto de: 1) um alimento similar; 2) uma opção mais saudável e 3) uma fruta. Para a análise dos dados serão utilizadas porcentagens, correlação de Pearson e Análise de Variância (ANOVA). Os cálculos serão feitos através do programa Statistica 5.0. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)