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Efeitos das propagandas veiculadas pela televisao sobre a escolha de alimentos em criancas.

Processo: 06/05835-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de abril de 2007
Vigência (Término): 31 de março de 2010
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia Experimental
Pesquisador responsável:Sebastião de Sousa Almeida
Beneficiário:Paula Carolina Barboni Dantas Nascimento
Instituição-sede: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Televisão   Psicobiologia   Obesidade   Propaganda

Resumo

A prevalência de sobrepeso e obesidade vem aumentando significativamente entre crianças e adolescentes. Entre os fatores ambientais associados à obesidade está o hábito de assistir televisão, por promover o sedentarismo e expor o indivíduo a grande quantidade de propagandas de alimentos com alto valor calórico e baixo valor nutritivo. Muitos estudos têm demonstrado a relação entre o aumento nos índices de obesidade e o aumento nas horas despendidas em frente à televisão. No entanto, a maioria desses estudos é de natureza associativa, sendo escassos aqueles que se proponham a determinar uma relação causal direta entre assistir televisão e escolhas alimentares. Neste sentido, os objetivos do presente estudo serão: 1) avaliar a influência de propagandas de alimentos veiculadas pela televisão nas escolhas alimentares de 120 crianças de 9 a 12 anos, de ambos os sexos, eutróficas, com sobrepeso e obesidade e 2) avaliar a habilidade dessas crianças de reconhecer as propagandas dos produtos anunciados. Para tanto, serão comparadas as escolhas alimentares de 60 crianças não expostas (controle) e 60 expostas (experimental) a 8 propagandas de alimentos inseridas durante 15 minutos de programação infantil. As escolhas serão feitas a partir de 8 cartões contendo 6 fotos de alimentos cada, sempre sendo uma delas referente ao produto veiculado. Posteriormente, será solicitado que as crianças reconheçam as propagandas dos produtos que foram veiculados, a partir de uma lista contendo 16 produtos, sendo 8 anunciados e 8 não anunciados, estes determinados aleatoriamente. Os dados obtidos serão analisados utilizando-se porcentagens, correlação de Pearson, Teste t para amostras independentes e Análise de Variância (ANOVA). Quando apropriado, será conduzida uma análise post-hoc utilizando o Teste de Newman-Keuls (p<0,05).