Busca avançada
Ano de início
Entree

Blog educativo: um enfoque lingüístico-discursivo

Processo: 09/05141-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de junho de 2009
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2009
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Linguística - Teoria e Análise Lingüística
Pesquisador responsável:Fabiana Cristina Komesu
Beneficiário:Renata Oliveira
Instituição Sede: Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (IBILCE). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de São José do Rio Preto. São José do Rio Preto , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:04/14887-8 - Oralidade e letramento: o estudo da escrita no contexto da tecnologia digital, AP.JP
Assunto(s):Análise do discurso   Heterogeneidade   Dialogismo   Letramento   Internet
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Aquisição de Escrita | dialogismo | enunciado | Heterogeneidade | Internet | Letramento | Análise do Discurso

Resumo

De uma perspectiva que privilegia os estudos lingüísticos relacionados à Escrita, à Enunciação e ao Discurso, buscamos investigar enunciados de blogs educativos - os chamados "diários" virtuais da internet - os quais apresentam conteúdos e atividades de Língua Portuguesa em contexto de sala de aula virtual, procurando identificar qual(is) noção(ões) de língua e de linguagem rege(m) seus usos no contexto digital. De maneira específica, interessa-nos estudar: (i) como é a interação professor-aluno nesse tipo de atividade virtual; (ii) quais as funções do professor e do aluno nesses textos digitais, dado o fato de que concepções diversas de língua/linguagem implicam, necessariamente, concepções diversas de professor, de aluno e de texto; (iii) qual é a relevância do suporte material na interação proposta; (iv) como a questão da multimodalidade é trabalhada pelo professor em contexto virtual. A hipótese é a de que pensar a novidade do suporte não implica, necessariamente, refletir sobre nova(s) noção(ões) de língua e de linguagem. Fundamentamo-nos, para tanto, na perspectiva da dialogia de Bakhtin (1997) para uma avaliação de textos enquanto enunciados produzidos em contexto virtual e na noção de língua semióforo, discutida por Conceição (2008), para refletir sobre o trabalho dos sujeitos na escrita de blogs educativos na internet. O quadro teório-metodológico privilegia, pois, questões sociais, históricas e culturais no tratamento da atividade de escrita na rede.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)