Busca avançada
Ano de início
Entree

Epidemiologia dos acidentes do trabalho em Botucatu: a influência de eventos extra-laborais

Processo: 01/10040-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de janeiro de 2002
Vigência (Término): 30 de junho de 2003
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Saúde Coletiva - Epidemiologia
Pesquisador responsável:Ricardo Carlos Cordeiro
Beneficiário:Cintia Segre Diniz
Instituição-sede: Faculdade de Medicina (FMB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Assunto(s):Sub-registro   Economia informal   Incidência   Saúde do trabalhador

Resumo

Estudo caso-controle cujos objetivos são: 1) investigar a existência de fatores de risco extra-laborais para acidentes do trabalho, 2) estimar a distribuição da população economicamente ativa de Botucatu segundo sexo, idade, posição na ocupação, escolaridade, ocupação e ramo de atividade, 3) estimar a incidência acumulada de acidentes do trabalho (AT) em Botucatu segundo as variáveis anteriormente relacionadas, e consequentemente estimar o subregistro de AT no município. Para tanto, os casos (trabalhadores acidentados nos últimos 90 dias) serão identificados por intermédio de amostragem sistemática de domicílios residenciais. A cada caso serão emparelhados 3 controles (trabalhadores não acidentados) segundo sexo e faixa etária, também alocados via amostragem. Casos e controles responderão a um questionário indagando sobre diversos eventos extra-laborais. A principal análise será o ajuste de um modelo de regressão logística condicional, sendo a variável dependente categórica dicotômica ter ou não sofrido acidente do trabalho recentemente, e as variáveis independentes as respostas obtidas nos questionários aplicados. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
RICARDO CORDEIRO; MIRIAN SAKATE; ANA PAULA GROTTI CLEMENTE; CÍNTIA SÉGRE DINIZ; MARIA RITA DONALISIO. Subnotificação de acidentes do trabalho não fatais em Botucatu, SP, 2002. Revista de Saúde Pública, v. 39, n. 2, p. -, Abr. 2005.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.