Busca avançada
Ano de início
Entree

Interacao epitelio-estroma na prostata de "meriones unguiculatus": efeitos da castracao quimica experimental e da orquiectomia bilateral.

Processo: 01/02532-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2001
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2002
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Morfologia - Histologia
Pesquisador responsável:Sebastião Roberto Taboga
Beneficiário:Daniele Lisboa Ribeiro
Instituição Sede: Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (IBILCE). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de São José do Rio Preto. São José do Rio Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Matriz extracelular   Citoquímica   Próstata
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Citoquimica | Gerbio | Matriz Extracelular | Prostata

Resumo

As interações morfofuncionais entre epitélio e estroma na próstata têm sido alvo de muitas pesquisas, pois a manutenção deste órgão depende desta inter-relação. A próstata sofre grande influência do hormônio testosterona, e para manter-se funcionalmente ativa precisa de teores constantes de testosterona. A castração cirúrgica (orquiectomia) ou química (administração da droga anti-androgênica flutamida) promove uma descompensação morfo-funcional da próstata, que acarreta numa regressão contínua do órgão. Assim o objetivo deste trabalho é fazer uma avaliação morfológica e histoquímica dos componentes estromal e epitelial comparando os efeitos primários das duas formas de ablação da testosterona do organismo. Três grupos de animais serão considerados: Grupo 1 - animais castrados experimentalmente e Grupo 2 - animais que sofrerão injeções de flutamida (anti-androgênico) e Grupo Controle - animais que não sofrerão a castração. Os grupos animais Controle e experimentais terão as próstatas removidas após 72 horas e 7 dias do procedimento para avaliação dos efeitos primários. As próstatas serão fixadas em fixador de Karnovisky por 12 horas, incluídas em historresina e os cortes serão submetidos às técnicas de coloração rotineira por Hematoxilina-eosina e técnicas seletivas para elementos da matriz extracelular (picrossírius e tricrômicos). Os resultados serão avaliados em microscópio de luz convencional acoplado à sistema analisador de imagens. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)