Busca avançada
Ano de início
Entree

Qualidade de vida em trabalhadores de enfermagem com dor lombar cronica.

Processo: 01/00783-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2001
Data de Término da vigência: 31 de março de 2002
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Enfermagem
Pesquisador responsável:Neusa Maria Costa Alexandre
Beneficiário:Giovana Pimentel Gurgueira
Instituição Sede: Hospital de Clínicas (HC). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Qualidade de vida
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Dor Lombar Cronica | Qualidade De Vida

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo avaliar a qualidade de vida de trabalhadores de enfermagem. Atualmente, qualidade de vida é um termo utilizado freqüentemente, visando a expectativa de vida mais prolongada. O trabalho de Enfermagem, desenvolvido essencialmente por mulheres, envolve numerosos fatores de risco para a saúde, e tem sido reconhecido como um grupo de risco em relação ao desenvolvimento de dores osteomusculares, particularmente as lombalgias. Optou-se por realizar uma pesquisa com auxiliares e técnicos de enfermagem do sexo feminino que trabalham em unidades de internação com pacientes com alto grau de dependência física: Unidade de Terapia Intensiva, Retaguarda, Ortopedia, Neurologia e Traumatologia. As entrevistas serão norteadas pelo questionário SF 36 por ser um indicador genérico da avaliação do estado de saúde, e por um instrumento derivado do "Nordic Questionnaire" para avaliar a presença de dor lombar crônica. Será realizada uma análise de estatística descritiva para estudar as características demográficas. Os valores obtidos com os instrumentos serão comparados com os valores obtidos em outros estudos. Também serão comparados os valores obtidos entre os trabalhadores com e sem a presença de dor lombar crônica. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
GIOVANA PIMENTEL GURGUEIRA; NEUSA MARIA COSTA ALEXANDRE; HELENO RODRIGUES CORRÊA FILHO. Prevalência de sintomas músculo-esqueléticos em trabalhadoras de enfermagem. Revista Latino-Americana de Enfermagem, v. 11, n. 5, p. 608-613, . (01/00783-8)