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Facilitacao da aprendizagem de reconhecimento de palavras por pistas pictorias nao redundantes.

Processo: 95/00684-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 1995
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 1995
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia Experimental
Pesquisador responsável:Deisy das Graças de Souza
Beneficiário:Maevi Anabel Nono
Instituição Sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Controle do estímulo
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Aprendizagem Sem Erro | Aquisicao De Leitura | Controle De Estimulos | Criancas De Cilo Basico | Dificuldades De Aprndizagem | Transferencia De Aprendizagem

Resumo

Estudos prévios forneceram respostas controvertidas à questão sobre o efeito de se associar figuras ao texto, no ensino de leitura. Uma análise das contingências envolvidas nos diferentes procedimentos sugere que os resultados podem depender da redundância de informações fornecidas pelo texto e pelas pistas pictóricas. Pistas redundantes fornecem a mesma informação que o texto, como no caso de uma palavra escrita e a figura correspondente, mas a redundância é reduzida se várias figuras são apresentadas simultaneamente à apresentação da palavra. Este estudo pretende investigar o efeito do emprego de pistas pictóricas não redundantes, juntamente com o texto, no ensino do reconhecimento de palavras (comportamento textual). O controle experimental, com delineamento de linha de base múltipla entre sujeitos, permitirá comparar efeitos de figuras redundantes e não redundantes com a ausência de figuras, sobre a aquisição do comportamento textual em crianças. (AU)

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