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Aprendizagem de reconhecimento de palavras por pistas pictóricas não-redundantes

Processo: 96/03937-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 1996
Data de Término da vigência: 31 de julho de 1999
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia Experimental
Pesquisador responsável:Deisy das Graças de Souza
Beneficiário:Ariane Agnes Corradi
Instituição Sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Ensino e aprendizagem   Ensino de língua portuguesa   Leitura
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Aprendizagem Academica | Aquisicao De Leitura | Discriminacao Sem Erro

Resumo

Estudos prévios forneceram respostas controvertidas à questão sobre o efeito de se associar figuras ao texto, no ensino de leitura. Este estudo pretende investigar o efeito do emprego de pistas pictóricas não-redundantes, juntamente com o texto, no ensino do reconhecimento de palavras (comportamento textual). O controle experimental, com delineamento de linha de base múltipla entre sujeitos, permitirá comparar os efeitos de figuras redundantes e não-redundantes com a ausência de figuras, sobre a aquisição de comportamento textual. Os procedimentos serão desenvolvidos e testados com doze alunos de Ciclo Básico, que tenham sido expostos ao ensino regular por um ou mais anos, sem terem aprendido a ler. (AU)

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