Busca avançada
Ano de início
Entree

Preparacao de peneiras moleculares nanoestruturadas modificadas com imidas aromaticas: novos materiais com aplicacoes em fotonica e eletronica.

Processo: 06/03997-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de outubro de 2006
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2007
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Química Orgânica
Pesquisador responsável:Sergio Brochsztain
Beneficiário:Fabiane de Jesus Trindade
Instituição Sede: Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão e Assuntos Comunitários. Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Mogi das Cruzes , SP, Brasil
Assunto(s):Materiais nanoestruturados   Desenvolvimento de novos materiais
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Imidas Aromaticas | Materiais Nanoestruturados | Silicas Mesoporosas | Novos materiais

Resumo

O presente projeto visa à obtenção de novos materiais consistindo de sílicas mesoporosas covalentemente modificadas com imidas aromáticas. Para isto, serão utilizadas as sílicas mesoporosas MCM-41 e SBA-15. Estas sílicas, as quais são peneiras moleculares nanoestruturadas, são preparadas na presença de micelas, que servem como molde. O material orgânico usado como molde é subseqüentemente removido por calcinação, gerando sílicas com diâmetro de poro na faixa de 20 a 300 Å. A sílica MCM-41 é produzida utilizando-se como molde micelas de brometo de cetiltrimetilamônio (CTAB), enquanto que a síntese da sílica SBA-15 emprega como molde detergentes não iônicos (oligoetilenoglicols). Para a obtenção dos novos materiais, as sílicas mesoporosas serão inicialmente aminadas com 3-aminopropiltrietoxisilano (APTS) em tolueno anidro. As sílicas aminadas serão então reagidas com anidridos aromáticos em dimetilformamida (DMF) para gerar os novos materiais, uma vez que estes anidridos reagem com grupos amino para dar as imidas aromáticas. Serão empregados os anidridos precursores das seguintes imidas: piromelitimida (PMI), 1,4,5,8-naftalenodiimida (NDI), 3,4,9,10-perilenodiimida (PDI) e 4-amino-1,8-naftalimida (ANI). As sílicas modificadas serão testadas quanto ao seu potencial para aplicações em fotônica e eletrônica. Entre outras coisas, serão estudadas reações de transferência de elétrons entre as imidas ligadas aos poros da sílica, com vistas a obter materiais condutores (nanowires) e sistemas para armazenamento de energia solar. Será também estudada a fluorescência dos materiais modificados com as imidas fluorescentes PDI e ANI.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)