Busca avançada
Ano de início
Entree

Emprego de compostos pirazolicos de cobalto(ii) e pseudo-haletos como unidades de construcao de especies supramoleculares.

Processo: 03/12584-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de janeiro de 2004
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2004
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Química Inorgânica
Pesquisador responsável:Regina Celia Galvao Frem
Beneficiário:Lidervan de Paula Melo
Instituição-sede: Instituto de Química (IQ). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara , SP, Brasil
Assunto(s):Química supramolecular   Cobalto   Pirazóis

Resumo

Este projeto tem como objetivo principal a preparação e a caracterização espectroscópica e estrutural de novos complexos mono e polinucleares de Co(II) contendo pseudo-haletos e ligantes nitrogenados, particularmente aqueles do grupo dos pirazóis. Por apresentarem diversos modos de coordenação, estes ligantes podem ser building blocks versáteis na construção de sistemas supramoleculares, via formação de ligações coordenadas e/ou ligações de hidrogênio. Uma das' frentes de pesquisa mais ativas da química moderna e da ciência dos materiais moleculares consiste na criação de polímeros de coordenação 1D, 2D e 3D com propriedades físico-químicas inéditas. Sistemas polinucleares contendo cobalto(II), pirazóis e pseudo-haletos, por exemplo, são potenciais candidatos à obtenção de materiais magnéticos moleculares. A classe de pirazóis a ser estudada neste projeto deverá contemplar as moléculas de pirazol (HPz), 3,5-dimetilpirazol (HdmPz) e 4-iodopirazol (HIPz), enquanto que tiocianato (SCN-) e azida (N3-) serão os pseudo-haletos preferencialmente utilizados. Estão previstos, também, estudos de EPR (Instituto de Química da USP-SP, Profa. Dra. Ana Maria da Costa Ferreira), medidas de susceptibilidade magnética à baixa temperatura (Instituto de Física da USP-SP, Prof. Dr. Armando Paduan Filho) e ensaios catalíticos na polimerização de etileno usando preferencialmente os complexos de baixa nuclearidade (UFRGS, Prof. Dr. Osvaldo de Lázaro Casagrande Junior). (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)