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Do vazio ao amor: a procura pela felicidade no livro de eclesiastes.

Processo: 02/01831-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de maio de 2002
Data de Término da vigência: 31 de outubro de 2003
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Teologia - História da Teologia
Pesquisador responsável:Jorge Luis Rodriguez Gutierrez
Beneficiário:Priscila Isabel do Lago
Instituição Sede: Faculdade de Teologia (FATEO). Universidade Metodista de São Paulo (UMESP). Instituto Metodista de Ensino Superior (IMS). São Bernardo do Campo , SP, Brasil
Assunto(s):Felicidade   Amor   Existência
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Amor | Existencia | Felicidade | Porcao | Qohelet | Vazio

Resumo

O projeto tem por finalidade o estudo de Eclesiastes 4,7-12, partindo da afirmação "mais vale dois que um só" à luz da seguinte pergunta "Que tipo de relação o Qohélet está propondo?". A primeira hipótese é de que o Qohélet está propondo a solidariedade ou o amor (homem e mulher, por exemplo) como uma maneira de lidar com o hebel da vida e assim alcançar sua porção de felicidade; uma segunda hipótese seria a formulação de um projeto político de união dos fracos em conta dos fortes. Logo analisaremos se uma terceira possibilidade* seria possível: uma fórmula que ficaria numa posição muito mais existencial e de acordo com as exigências concretas que o quotidiano nos apresenta. A pesquisa terá quatro momentos: No primeiro abordaremos aspectos exegéticos do texto e alguns problemas que nos coloca a tradução para o português desta pergunta. Em seguida, nos interessará a teologia da perícope e sua relação com o pensamento da Sabedoria, a fim de compreender a posição teológico/existencial do autor e conseqüentemente o alcance da proposta do Qohélet, tanto a nível individual, como comunitariamente. Num terceiro momento, centraremos a nossa atenção no texto 9,9 no qual o Qohélet fala do amor, da mulher, do pão e do vinho, pois nos parece que é neste texto que o autor responde à pergunta de 4,7-12. E, Finalmente, nos preocuparemos com as implicações da proposta do Qohélet para a teologia contemporânea, na qual retornam alguns temas clássicos da filosofia existencial. (AU)

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