Busca avançada
Ano de início
Entree

Obtenção de barras supercondutoras de YBa2Cu3O7-d

Processo: 03/01982-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de junho de 2003
Vigência (Término): 30 de novembro de 2004
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia de Materiais e Metalúrgica
Pesquisador responsável:Carlos Alberto Moreira dos Santos
Beneficiário:Alex Diego de Almeida Coelho
Instituição-sede: Faculdade de Engenharia Química de Lorena (FAENQUIL). Secretaria de Desenvolvimento Econômico (São Paulo - Estado). Lorena , SP, Brasil
Assunto(s):Propriedades de transporte

Resumo

Este plano tem o objetivo de estudar a preparação de barras supercondutoras do sistema Y-Ba-Cu-O. Este sistema tem demonstrado ser o mais promissor para aplicações em sistemas elétricos de sobrecarga de corrente e de redução de consumo de hélio líquido em sistemas criogênicos, devido a sua mais alta capacidade de conduzir corrente elétrica dentre todos os supercondutores estudados até o momento e devido a sua baixa condutividade térmica comparada com metais como cobre. Para tanto, serão utilizados métodos que envolvem a fusão parcial das amostras e sua subseqüente cristalização em pequenas taxas de resfriamento, com o objetivo de produzir barras cilíndricas de cerca de 10 cm de comprimento e 5 mm de diâmetro com grãos alinhados ao longo do plano ab da estrutura cristalina da fase YBa2Cu3O7-D. Espera-se obter amostras com densidade de corrente crítica da ordem de 10000 a 100000 A/cm2 com temperatura crítica de transição supercondutora de aproximadamente 90 K. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DA LUZ, M. S.; COELHO, A. D. A.; DOS SANTOS, C. A. M.; IZARIO FILHO, H. J.; MACHADO, A. J. S. Structural characterization and electrical resistance of the BaPb1-xBixO3 system. MATERIALS SCIENCE-POLAND, v. 28, n. 3, p. 639-645, 2010. Citações Web of Science: 2.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.