Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo etnobotanica de plantas medicinais, aromaticas e condimentadas em feiras livres, mercados municipais, e ambulantes em municipios do vale do paraiba, sp.

Processo: 04/15806-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de maio de 2005
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2005
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Biologia Geral
Pesquisador responsável:Lin Chau Ming
Beneficiário:Lilian Pereira Cruz
Instituição Sede: Faculdade de Educação. Universidade do Vale do Paraíba (UNIVAP). São José dos Campos , SP, Brasil
Assunto(s):Etnobotânica   Plantas aromáticas   Vale do Paraíba   Plantas medicinais
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Etnobotanica | Plantas Aromaticas | Plantas Condimentares | Plantas Medicinais | Vale Do Paraiba

Resumo

O Vale do Paraíba é uma região em que há carência de estudos etnobotânicos, sendo de grande importância a realização dos mesmos por tratar-se de uma região que teve a presença marcante de índios e escravos, além de apresentar porções da floresta que recobria o Estado de São Paulo. O objetivo desse trabalho é realizar um estudo etnobotânico em feiras livres, mercados municipais e ambulantes de plantas medicinais, condimentares e aromáticas comercializadas no Vale do Paraíba, São Paulo, nos municípios de Jacareí, Santa Branca, Campos do Jordão, Taubaté e Piquete. A realização desse projeto em alguns municípios integrantes do Vale do Paraíba pode ser justificada pela precariedade de estudos etnobotânicos de plantas medicinais, aromáticas e condimentares referentes aos aspectos de uso, produção, extrativismo e comercialização nessas regiões estudadas, sendo que os resultados obtidos irão contribuir com a Fase II - "Diagnósticos sobre o uso, produção, extrativismo e comercialização de plantas medicinais, aromáticas e condimentares na região do Vale do Paraíba, SP, no qual acrescentará dados relevantes a respeito do perfil etnobotânico de cada município estudado. Será aplicado um formulário e o uso de gravador para as perguntas. O material botânico citado pelos entrevistados será coletado, identificados e posteriormente depositados no Herbário da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Campus de Botucatu (BOTU)". (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)