Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo sobre a extracao e manejo de fibras vegetais utilizadas em artesanatos pelas comunidades tradicionais do petar (parque estadual e turistico do alto ribeira) e seu entorno, iporanga, sp.

Processo: 05/51147-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2005
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2005
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Botânica - Botânica Aplicada
Pesquisador responsável:Lin Chau Ming
Beneficiário:Damon Alessandro Gonçalves Corrêa
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Assunto(s):Fibras vegetais   Etnoecologia   Artesanato   Etnobiologia   Etnobotânica
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Artesanato | Etnobiologia | Etnobotanica | Etnoecologia | Fibras Vegetais | Petar

Resumo

A região do PETAR (Parque Estadual e Turístico do Alto Ribeira), localizada no Vale do Ribeira, representa uma grande porção de Floresta Tropical Atlântica (Mata Atlântica), onde encontram-se populações humanas que dependem diretamente dos recursos naturais para a sobrevivência. As diversas comunidades tradicionais que habitam a região do PETAR utilizam muitos produtos florestais, sejam eles madeireiros ou não madeireiros, de uma maneira tradicional, para a obtenção de recursos básicos à sobrevivência. Dentre as plantas existentes, essas comunidades utilizam algumas espécies para a confecção de artesanatos, seja para uso próprio ou para o comércio, que aumentou bastante devido à exploração turística da região. O aumento da demanda desses produtos pode estar ocasionando um aumento da exploração dessas espécies. Este trabalho tem como objetivo estudar as formas de extração e manejo das fibras vegetais mais utilizadas para a confecção de artesanatos pelas comunidades tradicionais do PETAR e seu entorno, na cidade de Iporanga, São Paulo. As espécies vegetais estudadas serão: o Cipó Timbupeva (Heteropsis sp - Araceae), Envireira (Cecropia pachystachia - Cecropiaceae), Espinheira Santa (Maytenus aquifolia - Celastraceae), Taquara (espécie não identificada - Poaceae), Guaçatonga (Casearia sylvetris - Flacourtiaceae) entre outras, que são utilizadas na confecção de peneiras, apás, balaios, cestas e outros produtos. Para esse estudo serão realizadas visitas periódicas à cidade de Iporanga, SP, onde serão feitas entrevistas estruturadas e semi-estruturadas com os moradores e artesãos da região e observações da extração, uso e manejo dessas fibras vegetais. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)