Busca avançada
Ano de início
Entree

Desenvolvimento de meio de cultura e de estrategias de obtencao de alta massa celular no cultivo ex vivo de celulas da pele para aplicacao clinica.

Processo: 07/54655-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de novembro de 2007
Data de Término da vigência: 31 de outubro de 2009
Área de conhecimento:Engenharias - Engenharia Química
Pesquisador responsável:Maria Beatriz Puzzi
Beneficiário:Fabiana Regina Xavier Batista
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Médicas (FCM). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Queratinócitos   Microcarregadores   Metabolismo celular
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Epiderme Reconstruida | Metabolismo Celular | Microcarregadores | Queratinocitos

Resumo

A tecnologia do cultivo ex vivo de células humanas, aplicada à reconstrução da epiderme, representa um avanço significativo na medicina. O presente projeto de pesquisa tem por objetivo o desenvolvimento de novas formulações de meio de cultivo parcial ou totalmente isentas de soro fetal bovino (SFB), de tal forma a proporcionar crescimento de queratinócitos em altas concentrações. Para tal, propõe-se a suplementação do meio basal D-MEM com insulina, transferrina e uma emulsão lipídica em substituição a adição de SFB no meio de cultura. O efeito da concentração destes suplementos será avaliado sobre o crescimento e a viabilidade celular. Complementarmente, o estudo da adição de suplementos como fatores específicos de crescimento (EGF), fosfolipídios (etanolamina), fator de adesão celular (fibronectina) e traços de sais inorgânicos como selênio poderá ser realizado. Pretende-se promover a produção de queratinócitos utilizando inicialmente placas de poliestireno de 6 poços e garrafas do tipo T-25, empregadas no cultivo celular estático em monocamada, e posteriormente frascos do tipo spinner, empregados no cultivo celular em suspensão, através do uso de suportes de adesão celular (microcarregadores). Em adição, o metabolismo celular referente ao consumo de nutrientes como a glicose e a glutamina, e à formação de metabólitos como o lactato e amônia serão avaliados. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)