Busca avançada
Ano de início
Entree

O doutorado em Educação na UFSCar: sua importância e suas influências teóricas de 1993-2006

Processo: 08/56601-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de fevereiro de 2009
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2009
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação
Pesquisador responsável:Marisa Bittar
Beneficiário:Priscila Andrade Corrêa
Instituição Sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):História da educação   Epistemologia   Pós-graduação   Universidade pública
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Educacao | Epistemologia | Historia Da Educacao | Influencia Teorica | Ppge Ufscar | Trabalho

Resumo

Criado em 1976, o Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos, PPGE - UFSCar, é um dos programas de pós-graduação mais antigo do país, e até o ano de 1991 contou somente com o programa de mestrado, sendo possível neste ano dar início ao Programa de Doutorado em Educação da UFSCar, quando de sua criação a preocupação foi a de dar continuidade às pesquisas educacionais no país contribuindo para a formação e renovação dos docentes nas faculdades, mantendo o nível teórico das pesquisas e sua importância científica cultural. Pela importância deste Programa no cenário da Pós-Graduação em Educação no Brasil e pela necessidade cada vez mais premente de se proceder a uma auto-avaliação da sua produção científica, pretendemos pesquisar as defesas do doutorado deste programa na área de Fundamentos da Educação, buscando evidenciar suas influências teóricas e perceber nestas teses a presença da temática "Educação e Trabalho", uma vez que com a globalização poucos programas de pós-graduação no Brasil mantêm o tema entre sua linha de pesquisa e através de leitura prévias e levantamentos preliminares percebemos que tal assunto sempre esteve presente nas pesquisas do programa da UFSCar. Julgamos que desta forma colaboraremos para evidenciar o trabalho científico que se produz na pós-graduação da UFSCar e também com a história da educação no país à medida que com a pesquisa serão apontadas as correntes que fundamentam a teoria e prática da educação brasileira. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)