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O ensino médio de geometria por meio de uma proposta alternativa

Processo: 05/55036-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2006
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2007
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação
Pesquisador responsável:Renata Cristina Geromel Meneghetti
Beneficiário:Emanuela Batista da Silva
Instituição Sede: Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Ensino e aprendizagem   Ensino médio   Ensino de matemática   Geometria   Álgebra   Material didático
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Conhecimento Intuitivo | Conhecimento Logico | Ensino Medio | Geometria | Investigacoes Matematicas | Metodologia Alternativa

Resumo

O trabalho tem como objetivo geral colaborar para a formação matemática do aluno de Ensino Médio que vise uma aprendizagem mais significativa dos conceitos matemáticos em prol de ambos objetivos: (I) a formação do aluno enquanto cidadão e (II) a preparação para o ensino universitário. Dentro desse propósito maior focalizaremos o ensino médio de álgebra, buscando uma forma alternativa de trabalhar esse tipo de assunto, diferente do estilo 'tradicional' onde se enfatize fórmulas, em detrimento da compreensão, o que tem gerado grandes dificuldades de aprendizagem. Nesse sentido, pretende-se desenvolver materiais didáticos para o ensino médio de álgebra partindo de questões dos vestibulares e dos ENEMs, incorporando-as dentro de uma metodologia alternativa de ensino que terá como pressupostos teóricos atividades investigativas e a proposta pedagógica defendida por Meneghetti (2.001), Meneghetti & Bicudo (2.003) na qual se busca trabalhar o conhecimento matemático mediante um equilíbrio entre os aspectos lógico e intuitivo, em níveis cada vez mais elaborados, num processo dinâmico que tenha a forma de uma espiral. Como suporte teórico para o desenvolvimento dos materiais será necessário que o orientando compreenda: (I) o tratamento algébrico da matemática em livros didáticos, na Proposta Curricular e nos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio; (II) as metodologias de ensino envolvidas. (AU)

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