Busca avançada
Ano de início
Entree

Cobertura vegetal com (eleusine coracana) para plantio direto de soja:supressao da infestacao de plantas daninhas e potencial como infestante.

Processo: 00/14996-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2001
Data de Término da vigência: 31 de março de 2002
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Agronomia - Fitotecnia
Pesquisador responsável:Pedro Jacob Christoffoleti
Beneficiário:Graziela Braga
Instituição Sede: Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Plantas daninhas   Plantio direto   Sorgo   Milheto
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Eleusine Coracana | Milheto | Plantas Daninhas | Plantio Direto | Sorgo

Resumo

A utilização de cobertura morta para o estabelecimento de um sistema de plantio direto depende de vários fatores, dentre eles destacam-se o clima, cultura a ser implantada e economicidade do sistema. Desta forma, diversas opções de cultura de cobertura têm sido testadas e utilizadas no sistema de plantio direto, sendo assim, recentemente tem sido pesquisada a possibilidade da utilização de Eleusine coracana em função de sua grande produção de biomassa e adaptação as condições ambientais das áreas de plantio direto no Brasil. No entanto, até o momento nenhum estudo tem sido realizado, comparando o potencial de supressão da infestação de plantas daninhas por esta cultura, em comparação com outras coberturas vegetais; bem como o potencial desta espécie se tomar uma planta daninha. Sendo assim, está sendo proposta a presente pesquisa, através de um experimento de campo, onde os tratamentos serão 3 tipos de cobertura vegetal (milheto, sorgo e Eleusine coracana), 3 formas de manejo da vegetação antes do plantio da soja (glyphosate, paraquat e roçagem), 2 herbicidas de pós-emergência (fomesafen + fluazifop-butil e sem herbicida). O delineamento experimental será o de blocos ao acaso com parcelas sub-subdivididas e quatro repetições. Os dados serão analisados através de análise de variância, e aplicação do teste F e de Tukey para comparação entre as médias ou análise de regressão. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)