Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo de modelo de via permanente ferroviária com dormentes de madeira estruturados com elementos de geossintéticos e placas de aço

Processo: 06/53827-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2006
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2007
Área de conhecimento:Engenharias - Engenharia Civil - Geotécnica
Pesquisador responsável:Rudney da Conceição Queiroz
Beneficiário:Renata de Mello Mobiglia
Instituição Sede: Faculdade de Engenharia (FE). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Bauru. Bauru , SP, Brasil
Assunto(s):Geotecnia   Trilhos   Dormentes   Aço   Geossintéticos
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Geotecnia Ferroviaria | Via Permanente Ferroviaria

Resumo

Apresenta-se a seguir, o projeto de pesquisa de iniciação cientifica que será desenvolvido no Departamento de Engenha Civil da Faculdade de Engenharia da Universidade Estadual Paulista, Campus, de Bauru no período de 01/02/2006 a 31/01/2007 sob a orientação do Prof. Rudney C. Queiroz. Será realizada inicialmente uma revisão bibliográfica procurando-se obter o estado da arte relativo a via permanente ferroviária estruturada com elementos de aço e geossintéticos em dormentes de madeira. Será estudado o comportamento estrutural de via permanente sob a ação de esforços horizontais longitudinais e transversais, utilizando-se de modelo existente, que está sendo desenvolvido através do projeto de Auxílio à Pesquisa, financiado pela Fapesp, processo no 05/52592-2. Será realizado um estudo comparativo das resistências unitárias para grades de via, com dormentes assentados de forma convencional e com dormentes estruturados. Serão feitos o acompanhamento das montagens e desmontagens dos sistemas, aprendizado e utilização dos sistemas de leituras e aquisição de dados e o tratamento desses dados. Pretende-se também durante este projeto, transferir conhecimentos o aluno bolsista a respeito da mecânica da via permanente ferroviária, principalmente quanto aos modelos e teorias para os diversos elementos, bem como um conhecimento mais profundo sobre a infra e superestrutura ferroviária, preparando o futuro profissional para dar continuidade aos estudos em nível de pós-graduação nesta área. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)