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Estudo experimental das resistencias unitaria longitudinal e transversal em modelo de via permanente ferroviaria.

Processo: 01/03366-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2001
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2002
Área de conhecimento:Engenharias - Engenharia Civil - Infra-estrutura de Transportes
Pesquisador responsável:Rudney da Conceição Queiroz
Beneficiário:Luiz Eduardo Dantas
Instituição Sede: Faculdade de Engenharia (FE). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Bauru. Bauru , SP, Brasil
Assunto(s):Ferrovias
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Dormentes Ferroviario | Ferrovia | Lastro Ferroviario

Resumo

Pretende-se estudar as resistências unitárias horizontais (longitudinais e transversais) em modelo de via permanente ferroviária, em escala natural, composto por dormentes de madeira, de concreto protendido monobloco, de concreto bibloco e de aço, separadamente, lastro padrão e camadas de solo compactado. As cargas serão aplicadas através de macacos hidráulicos com sistema de reação e os resultados serão obtidos por sistema eletrônico de aquisição de dados. Os valores das resistências médias unitárias longitudinal para cada tipo de dormente servirão para o correto dimensionamento de juntas de extremidades em vias com trilhos longos soldados. As resistências médias unitárias transversais servirão para orientação quanto à velocidade de composições ferroviárias em curva. Serão estudados também os módulos de via para cada tipo de dormente na estrutura da grade ferroviária. Esses valores serão utilizados para a classificação da qualidade do perfil da via quanto às cargas verticais. (AU)

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