Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeito da cirurgia laparoscopica para folicular sobre os parametros clinicos, hemogasomatricos e bioquimicos em femeas caprinas (capra hircus linnaeus, 1758).

Processo: 06/56807-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de janeiro de 2007
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2008
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Clínica e Cirurgia Animal
Pesquisador responsável:Wilter Ricardo Russiano Vicente
Beneficiário:Mabel Freitas Cordeiro
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAV). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Jaboticabal. Jaboticabal , SP, Brasil
Assunto(s):Laparoscopia   Caprinos   Hemogasometria   Anestesia   Pneumoperitônio
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Anestesia | Bioquimico | Caprino | Hemogasometria | Laparoscopia | Pneumoperitonio

Resumo

A técnica de laparoscopia tem sido bastante utilizada por ser menos invasiva, permitindo sua realização na mesma fêmea, diversas vezes. Porém, são desconhecidos os efeitos temporários e permanentes desta técnica sobre os parâmetros fisiológicos. Visando avaliar o efeito do intervalo de tempo entre as sessões de aspiração folicular e do protocolo anestésico sobre o bem-estar da fêmea e o rendimento das colheitas, 24 fêmeas caprinas adultas, com idades variando entre dois a seis anos, serão submetidas a 4 sessões de colheita de oócitos (1a etapa). Serão avaliados dois intervalos de tempo, 15 e 30 dias, e dois protocolos anestésicos. Utilizando um arranjo fatorial 2 x 2, as fêmeas serão aleatoriamente divididas em 4 grupos com 6 animais cada. Amostras de sangue venoso serão colhidas antes e após as laparoscopias para avaliação hematimétrica e de constituintes bioquímico-séricos. Adicionalmente será realizada a avaliação hemogasométrica arterial em cinco diferentes momentos. Amostras de líquido peritoneal serão colhidas durante as laparoscopias para avaliação de proteínas totais e fibrinogênio. Os parâmetros clínicos freqüências cardíaca e respiratória e temperatura retal também serão aferidos. Respostas de sensibilidade à dor serão verificadas através da avaliação física e comportamental. Serão aplicados e avaliados (2a etapa), em fêmeas jovens (n=6), o intervalo de tempo e o protocolo anestésico considerados mais adequados. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)