Busca avançada
Ano de início
Entree

Constituintes do soro sanguineo, inclusive proteinas de fase aguda, de femeas caprinas (capra hircus linnaeus, 1758) submetidas a cirurgia laparoscopica para aspiracao folicular.

Processo: 07/55503-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de outubro de 2007
Vigência (Término): 30 de setembro de 2008
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Patologia Animal
Pesquisador responsável:José Jurandir Fagliari
Beneficiário:Rafael Turco Marchiori
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAV). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Jaboticabal. Jaboticabal , SP, Brasil
Assunto(s):Cabras   Proteínas da fase aguda   Bioquímica sérica   Aspiração folicular

Resumo

Serão utilizadas 12 fêmeas caprinas hígidas, distribuídas em dois grupos de seis animais, a saber: Grupo 1: cabras submetidas a quatro cirurgias laparoscópicas para aspiração folicular, com intervalos de 15 dias entre as intervenções e Grupo 2: cabras submetidas a quatro cirurgias laparoscópicas para aspiração folicular, com intervalos de 30 dias entre as intervenções. O tempo da laparoscopia será estabelecido entre 30 e 40 minutos. Após a preparação cirúrgica do campo operatório e procedimentos de pré-anestesia e anestesia os animais serão submetidos à laparotomia e à coleta de cinco amostras de sangue de 10mL - antes e 24h, 48h, 96h e 7 dias após a cirurgia - para obtenção de soro necessário à dosagem de proteína total, cálcio total e ionizado, sódio, potássio, fósforo, magnésio, ferro, uréia, creatinina, aspartato aminotransferase, fosfatase alcalina e gamaglutamiltransferase, bem como das proteínas de fase aguda. Em todos os momentos as cabras serão submetidas ao exame clínico. Os resultados serão analisados estatisticamente, aplicando-se análise de variância e teste de Tukey, para comparação das médias. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)