Busca avançada
Ano de início
Entree

Olhar da infancia: um relato da midia impressa.

Processo: 04/12805-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de fevereiro de 2005
Data de Término da vigência: 31 de janeiro de 2006
Área de conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Comunicação
Pesquisador responsável:Loriza Lacerda de Almeida
Beneficiário:Mayra Fernanda Ferreira
Instituição Sede: Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação (FAAC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Bauru. Bauru , SP, Brasil
Assunto(s):Ideologia   Mídia impressa   Infância
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Analise Do Conteudo | Ideologia | Infancia | Influencia Dos Meios | Midia Impressa

Resumo

Muitos estudos apontam para a importância da infância, porque este segmento social possui, em tese, a possibilidade de intervenção no desenvolvimento das sociedades, dado que no futuro será a sua base produtiva. Face a esta percepção, reconhecemos que a escola e a família tornaram-se fundamentais para a vida das crianças, porque fornecem a base de sua educação. Porém, na contemporaneidade, observa-se um fenômeno no qual a mídia ocupa, também o papel de educadora. Com a apresentação deste projeto, pretendemos verificar como a mídia impressa influencia as crianças para que estas construam sua ideologia, a partir de seu consumo. Usaremos como aporte de análise o suplemento "Folhinha", do jornal Folha de S. Paulo, realizando análises de conteúdo do material produzido no 1º semestre de 2004, ao mesmo tempo em que realizaremos entrevistas com as crianças da faixa etária de 10-11 anos de idade para sabermos como elas lidam com este produto. Nossa hipótese é de que as crianças constituem um público com o qual a mídia deve se preocupar, em função da construção da identidade infantil. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)