Busca avançada
Ano de início
Entree

Juventude em revista: uma reavaliação do papel das revistas impressas voltadas para o público jovem enquanto meios de mediação cultural

Processo: 05/60715-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2006
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2006
Área de conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Comunicação
Pesquisador responsável:Loriza Lacerda de Almeida
Beneficiário:Débora Prado de Oliveira
Instituição Sede: Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação (FAAC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Bauru. Bauru , SP, Brasil
Assunto(s):Jornalismo impresso   Adolescência   Jovens   Valores sociais   Representações sociais   Mediação cultural   Identidade cultural
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Adolescencia | Identidade | Jornalismo Impresso | Juventude | Mediacoes Culturais

Resumo

Muitos estudos apontam para a atenção que se deve dar aos valores transmitidos para os jovens, visto que por meio deles espera se colocar um novo projeto de sociedade para as gerações futuras. Levando em consideração o comprometimento da atividade jornalística com as demandas sociais, a comunicação assume relevante papel na mediação de valores, uma vez que se insere numa teia cultural, dialogando com ela. A proposta deste projeto de pesquisa é analisar a representação juvenil na mídia brasileira verificando se há, e com qual impacto, a influência da revista impressa na informação/formação do público jovem. Pretende também a partir desta análise, verificar que representação de jovens as revistas Capricho e MTV adotam e que tipo de valores elas veiculam. Por fim, espera-se que esse panorama possa contribuir para o aprimoramento da prática do jornalismo de revista e para reavaliação de seu papel e de suas potencialidades no contexto do surgimento de novas tecnologias de mídia, mais interativas e dinâmicas. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)