Busca avançada
Ano de início
Entree

Postura cranio-cervical e cervical e posicionamento do osso hioide em criancas asmaticas e nao asmaticas.

Processo: 07/54227-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2007
Data de Término da vigência: 30 de setembro de 2008
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Fisioterapia e Terapia Ocupacional
Pesquisador responsável:Débora Bevilaqua Grossi
Beneficiário:Tatiana Simoes de Andrade e Silva
Instituição Sede: Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Osso hioide   Respiração bucal
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Criancas Asmaticas | Osso Hioide | Postura Cervical | Postura Cranio-Cervical | Radiografias | Respiracao Bucal

Resumo

As crianças asmáticas freqüentemente apresentam respiração bucal (70%) que pode levar às alterações na morfologia craniofacial, na postura crânio-cervical e cervical e no posicionamento do osso hióide, devido a uma relação cíclica entre essas alterações e a obstrução nasal através de mecanismos compensatórios. Entretanto, não há estudos que avaliem tais parâmetros na população pediátrica e em crianças asmáticas. Assim, o objetivo do presente estudo será, avaliar a postura crânio-cervical e cervical e o posicionamento do osso hióide em crianças asmáticas e respiradoras bucais e compará-los com os de crianças não asmáticas e não respiradoras bucais. O método de escolha para a análise desses parâmetros será a radiografia, pois apresenta boa confiabilidade, sensibilidade e especificidade. As técnicas radiográficas que serão utilizadas será o ângulo de Cobb, a tangente posterior de Harrison, os traçados de Solow e Tallgren, e os traçados de Rocabado. Serão avaliadas 30 crianças asmáticas e 30 não asmáticas e não respiradoras bucais, todas com idade entre 7 e 10 anos. Desta maneira, pretendemos colaborar com a comunidade científica já que atualmente há uma escassez de Informações a respeito da postura crânio-cervical e cervical e do posicionamento do osso hióide na população pediátrica, tanto quanto ao padrão normal quanto a alterações nos casos de patologias respiratórias, como a asma, por exemplo. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CHAVES, THAIS CRISTINA; DE ANDRADE E SILVA, TATIANA SIMOES; CALDEIRA MONTEIRO, SOLANGE APARECIDA; ARANHA WATANABE, PLAUTO CHRISTOPHER; OLIVEIRA, ANAMARIA SIRIANI; GROSSI, DEBORA BEVILAQUA. Craniocervical posture and hyoid bone position in children with mild and moderate asthma and mouth breathing. International Journal of Pediatric Otorhinolaryngology, v. 74, n. 9, p. 1021-1027, . (03/07771-0, 07/54227-5)