Busca avançada
Ano de início
Entree

Colisao de ventos em sistemas binarios massivos.

Processo: 04/12053-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2005
Data de Término da vigência: 31 de janeiro de 2007
Área de conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Astronomia - Astrofísica do Meio Interestelar
Pesquisador responsável:Vera Jatenco Silva Pereira
Beneficiário:Diego Antonio Falceta Gonçalves
Instituição Sede: Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:00/06769-4 - A galáxia e a formação de estrelas, AP.TEM
Assunto(s):Poeira   Raios X   Vento estelar   Plasma
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Choques | Infra-Vermelho | Plasmas | Poeira | Raios-X | Ventos Estelares

Resumo

Recentemente, a partir do aumento na resolução dos grandes telescópios e dos esforços da comunidade internacional em observações fotométricas multi-banda, em especial para o infra-vermelho e raios-X, foi possível o imageamento de sistemas binários massivos. Estes sistemas, pouco comuns, além de importantes na determinação de parâmetros evolutivos de estrelas de alta massa servem de laboratórios espaciais para o estudo de choques supersônicos e formação de poeira em ambientes inóspitos. Embora sejam formados por estrelas de alta massa, e normalmente com alta temperatura efetiva, a colisão de ventos supersônicos produz uma região de pós-choque densa e fria. Essa por sua vez, protegida da radiação estelar serve de sitio de nucleação e crescimento de poeira. Por esse motivo, esses sistemas binários apresentam altos fluxos em raios-X, devido ao choque dos ventos, e em infra-vermelho, devido a grande quantidade de poeira. No pós-doutoramento, vamos completar as pesquisas e os modelos de evolução de choques em sistemas binários massivos para Eta Carinae, e posteriormente aplicá-lo a outros sistemas como WR140 e WR137 que possuem dados suficientes na literatura para um teste robusto do modelo elaborado durante o doutoramento por Diego Falceta-Gonçalves, Vera Jatenco Pereira & Zulema Abraham. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
VIDOTTO‚ A.A.; FALCETA-GONÇALVES‚ D.; JATENCO-PEREIRA‚ V.. A self-consistent determination of the temperature profile and the magnetic field geometry in winds of late-type stars. SPACE SCIENCE REVIEWS, v. 122, n. 1, p. 181-188, . (04/13846-6, 04/12053-2)