Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeitos da matriz dentinaria desmineralizada autogena no alveolo dentario cruento, tratado pela tecnica de regeneracao ossea guiada em humanos.

Processo: 02/03952-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2002
Data de Término da vigência: 30 de novembro de 2003
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Clínica Odontológica
Pesquisador responsável:Mônica Fernandes Gomes
Beneficiário:Paula Pinheiro de Abreu
Instituição Sede: Faculdade de Odontologia (FOSJC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de São José dos Campos. São José dos Campos , SP, Brasil
Assunto(s):Reparo ósseo
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Alveolo Dentario | Reparacao Ossea

Resumo

Em alguns estudos realizados em animais experimentais e humanos, a matriz dentinária tem sido utilizada como um material osteoindutor, permitido a aceleração do processo reparo ósseo. Neste estudo, acreditamos que esse material de implante poderia promover a diminuição no tempo de reparação óssea em alvéolos dentários cruentos, abreviando o desconforto dos pacientes submetidos às exodontias. Além disso, os riscos de infecções e o aparecimento de patologias ósseas, como por exemplo as alveolites, seriam eliminados. Diante disso, o objetivo nesta pesquisa será estudar o processo de reparação óssea em alvéolos dentários cruentos de molares ou pré-molares permanentes, indicados para extração, de humanos após a implantação de matriz dentinária desmineralizada autógena, mediante análises clínica, radiográfica e estatística (ANOVA e teste de Tukey - p<0,05). (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MÔNICA FERNANDES GOMES; PAULA PINHEIRO DE ABREU; ALINE ROSE CANTARELLI MOROSOLLI; MARCELO MAROTTA ARAÚJO; MARIA DAS GRAÇAS VILELA GOULART. Análise densitométrica da matriz dentinária desmineralizada autógena na reparação alveolar de humanos. Brazilian Oral Research, v. 20, n. 4, p. 324-330, . (02/03952-8)