Busca avançada
Ano de início
Entree

Crencas de estudantes universitarios a respeito do desenvolvimento infantil

Processo: 09/52491-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de dezembro de 2009
Data de Término da vigência: 30 de novembro de 2010
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia do Desenvolvimento Humano
Pesquisador responsável:Lígia Ebner Melchiori
Beneficiário:Kelly Cristina Alvaredo Matubaro
Instituição Sede: Faculdade de Ciências (FC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Bauru. Bauru , SP, Brasil
Assunto(s):Desenvolvimento infantil   Crenças
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Crencas | Desenvolvimento Infantil

Resumo

Estudos a respeito de crenças sobre o desenvolvimento infantil vêm se destacando, na medida em que estas norteiam e ajudam a compreender as ações dos pais em relação às crianças. O sistema de crenças também pode indicar direções nos processos de transmissão e mudança Cultural. Neste sentido, pode-se inferir que os adultos se comportam em relação às 4 crianças em função de suas idéias e expectativas a respeito de desenvolvimento, adquiridas ao longo do tempo. Alguns autores têm apontado uma correlação direta entre o sistema de crenças dos genitores com o nível de escolaridade e status socioeconômico dos mesmos. Contudo, profissionais ou estudantes de diversas áreas também podem ter crenças diferentes que de um lado refletem suas tradições culturais e sociais e, de outro, os conhecimentos acadêmicos adquiridos. A partir destas considerações, o presente estudo tem o objetivo de investigar qual o sistema de crenças que estudantes universitários da área de Exatas, Humanas e Biológicas possuem a respeito do desenvolvimento infantil. Participarão do estudo 180 universitários, dos cursos de Psicologia, Biologia e Engenharia, sendo 60 estudantes de cada curso, e destes, 30 que estarão cursando; o primeiro semestre do primeiro ano de graduação e 30 do último. Para a coleta de dados será utilizada uma Ficha de Dados Sóciodemográficos e uma Escala de Desenvolvimento sobre Crianças, de Martin e Johnson (1992), que têm por finalidade determinar o tipo de crença predominante, se Inatista, Ambientalista ou Interacionista. Serão analisadas similaridades ou disparidades de crenças de estudantes do mesmo curso e entre os de cursos diferentes, como propósito de observar também se alunos do primeiro ano de determinado curso têm crenças semelhantes ou diferentes aos que estão no último ano verificando se o estudo de uma determinada área científica influência e/ou altera crenças iniciais de estudantes. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)