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Instituicao assistencial e identidade social: um estudo dos "meninos do sim".

Processo: 99/11461-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de março de 2000
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2001
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Sociologia - Outras Sociologias Específicas
Pesquisador responsável:Ethel Volfzon Kosminsky
Beneficiário:AILTON DE SOUZA ARAGÃO
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Marília. Marília , SP, Brasil
Assunto(s):Identidade social   Cotidiano   Adolescentes
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Adolescentes | Cotidiano | Identidade Social | Instituicoes Assistenciais | Realidade Social

Resumo

Dentre as muitas funções de uma instituição assistencial, podemos notar que uma delas é a construção de uma identidade social que, associada às condições sócio-econômicas vividas pelos adolescentes que a freqüentam, colaboram para manter o estado de coisas. Ou seja, esta influência da instituição no campo dos comportamentos socialmente aceitos, demarcam os "lugares" que os adolescentes poderão ocupar nesta sociedade, uma vez que a instituição prima por disciplinar tais adolescentes por meio de atividades tipicamente manuais. Para nós, analisar uma instituição assistencial, pode significar o questionamento dos métodos utilizados por elas, pois à medida que ela prima por trabalhar com uma clientela de "meninos-problema", que por exemplo, são caracterizados por apresentarem rendimento escolar insatisfatório, termina por imprimir neles os comportamentos "necessários" para que sejam aceitos socialmente, amenizando assim, o estigama que trazem desde o nascer e que "dificultava" a sua integração social. (AU)

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