Um mergulho sobre o trabalho de Klauss Vianna para a percepção corporal de atores ...
Incorporação e reinvenção: o sistema dos Viewpoints como ferramenta do ator
Fuga!: jogo de percepções na fronteira entre a dança e o teatro.
Processo: | 98/05292-8 |
Modalidade de apoio: | Bolsas no Brasil - Iniciação Científica |
Data de Início da vigência: | 01 de novembro de 1998 |
Data de Término da vigência: | 31 de agosto de 2000 |
Área de conhecimento: | Linguística, Letras e Artes - Artes - Teatro |
Pesquisador responsável: | Reynuncio Napoleão de Lima |
Beneficiário: | Junia Cesar Pedroso |
Instituição Sede: | Instituto de Artes (IA). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de São Paulo. São Paulo , SP, Brasil |
Assunto(s): | Dança Atores Expressão corporal Psicologia História do teatro |
Palavra(s)-Chave do Pesquisador: | Ator | Danca | Expressao Corporal | Historia Do Teatro | Psicologia |
Resumo O principal propósito desta pesquisa e investigar os conceitos técnicos e os processos de criação de Klauss Vianna, em especial no que se refere ao trabalho corporal do ator. Os procedimentos básicos serão: o estudo de seu livro ("A dança", de 1990), a comparação com outros teóricos do movimento expressivo e entrevistas com profissionais de teatro e a dança, que trabalharam com Klauss Vianna Estas entrevistas serão analisadas de acordo com os conceitos de Merleau-Ponty, no que se refere à relação do sujeito com o seu próprio corpo e sua percepção do mundo. (AU) | |
Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa: | |
Mais itensMenos itens | |
TITULO | |
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ): | |
Mais itensMenos itens | |
VEICULO: TITULO (DATA) | |
VEICULO: TITULO (DATA) | |