Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação da resistência à corrosão de soldas tungsten inert gas e a laser em titânio comercialmente puro

Processo: 06/58428-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de dezembro de 2006
Data de Término da vigência: 30 de novembro de 2007
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Materiais Odontológicos
Pesquisador responsável:Iara Augusta Orsi
Beneficiário:Larica Barbosa Raimundo
Instituição Sede: Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto (FORP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Titânio   Ligas de titânio   Corrosão   Soldagem em odontologia
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Corrosao | Solda A Laser | Solda Tig | Titanio

Resumo

O contínuo interesse pelo titânio comercialmente puro e suas ligas é devido a suas excelentes propriedades, incluindo resistência em temperaturas elevadas e ambiente, biocompatibilidade, resistência à corrosão, relativa abundância e baixo custo. Contudo titânio é um metal relativamente novo para fundir próteses dentais, principalmente devido a suas dificuldades tecnológicas em fundi-lo e soldá-lo. O equipamento mais utilizado para efetuar soldagens é a máquina de solda a laser, que apresenta custo elevado, tornando impossível a confecção de próteses a baixo custo. Estudos demonstraram que é possível a utilização de máquina de solda "Tungsten Inert Gas" (TIG), sendo possível a confecção de próteses de titânio para pacientes de baixa renda. O objetivo desse estudo é avaliar a resistência à corrosão de soldas efetuadas com TIG, em corpos-de-prova confeccionados com titânio comercialmente puro, comparando-as com soldas a laser. Serão confeccionados trinta corpos-de-prova com titânio comercialmente puro, sendo divididos em três grupos: I- controle, corpos-de-prova sem soldas; II- soldados com HG e III- soldados com máquina a laser. O ensaio de para verificar a corrosão será realizado segundo "American Society for Testing and materiais" (ASTM G5-72) em um sistema multifuncional da "Princeton Applied Research" (PAR). Este sistema é composto por um potenciostato galvanostato 173, integrado a um computador por meio de uma interface. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ORSI, IARA AUGUSTA; RAIMUNDO, LARICA B.; BEZZON, OSVALDO LUIZ; DE ARRUDA NOBILO, MAURO ANTONIO; KURI, SEBASTIAO E.; ROVERE, CARLOS ALBERTO D.; PAGNANO, VALERIA OLIVEIRA. Evaluation of Anodic Behavior of Commercially Pure Titanium in Tungsten Inert Gas and Laser Welds. JOURNAL OF PROSTHODONTICS-IMPLANT ESTHETIC AND RECONSTRUCTIVE DENTISTRY, v. 20, n. 8, p. 628-631, . (06/58428-2, 06/55784-2)