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O futuro roubado: uma proposta de análise sobre a Colômbia urbana em La Vendedora de Rosas

Processo: 07/51019-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de junho de 2007
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2007
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Sociologia - Outras Sociologias Específicas
Pesquisador responsável:Célia Aparecida Ferreira Tolentino
Beneficiário:Naira Reinaga de Lima
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Marília. Marília , SP, Brasil
Assunto(s):Cinema   Realismo   Linguagem cinematográfica   Narrador   Pobreza   Violência urbana   Marginalidade social   Colômbia
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Cinema Colombiano | Cinema Latino-Americano | Nao-Realismo | Pobreza | Questao Urbana | Realismo

Resumo

Considerando que a perspectiva estética do cinema é ao mesmo tempo uma perspectiva política, propomos uma análise do filme La Vendedora de Rosas (Dir. Victor Gavíria, Colômbia, 1998), discutindo a forma como este filme aborda a questão da marginalidade, pobreza e violência urbana na Colômbia dos anos 90. Trazendo para as telas os mesmos sujeitos dos quais trata para representarem as suas próprias histórias, este filme, segundo afirma o próprio cineasta, pretende ser uma reflexão e uma resposta às transformações sofridas por um país que se insere de forma periférica no contexto do capitalismo mundial, denunciando o processo de marginalização a que estão submetidos jovens e crianças das grandes cidades latino-americanas, particularmente as colombianas. Ao propor que os denominados "atores naturais" participem da elaboração do roteiro do filme e depois o representem, o cineasta redefine a posição dos atores que se tomam narradores sociais das suas próprias histórias, elemento que particulariza o filme recriando uma nova forma de realismo no cinema latino-americano recente. É a partir das categorias de narrador social, tal como pensada por Jameson (1992), e de um novo realismo que pretendemos analisar este trabalho cinematográfico, na perspectiva de que haveria o enfrentamento do desafio de restaurar uma linguagem cinematográfica de caráter político na América Latina, e, ao mesmo tempo, uma reflexão desencantada sobre o futuro do continente no quadro do capitalismo mundial. (AU)

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