Busca avançada
Ano de início
Entree

Pesquisa de experiencias e opinioes de clinicos sobre prevencao, diagnostico e tratamento de osteoporose.

Processo: 03/09402-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de fevereiro de 2004
Data de Término da vigência: 31 de janeiro de 2005
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Clínica Médica
Pesquisador responsável:Vera Lucia Szejnfeld
Beneficiário:Fagner Jennings Ribeiro
Instituição Sede: Escola Paulista de Medicina (EPM). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus São Paulo. São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Osteoporose   Educação médica
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Educacao Medica | Osteoporose

Resumo

Pesquisas realizadas mostram que 10 milhões de brasileiras têm osteoporose e apenas 5% apresentam alguma preocupação com esta doença e 2% realizam alguma terapia preventiva. Segundo a OMS, 50% das mulheres com mais de 75 anos terão alguma fratura associada à osteoporose que, em até 20% dos casos pode ser fatal. No Brasil, nos últimos dez anos, o conhecimento sobre osteoporose e suas conseqüências vem crescendo, tendo sido realizado inúmeros eventos no meio médico, para leigos e na mídia alertando sobre a importância desta doença. Pesquisas realizadas em Londres mostraram que os clínicos gerais mostravam-se preocupados com o impacto da osteoporose na saúde pública apesar de estarem pouco envolvidos no tratamento de indivíduos com osteoporose, além disso foi constatado que dois terços dos clínicos estavam convencidos a respeito da eficácia do tratamento medicamentoso e que a educação sobre osteoporose era inadequada. Então, baseado nestes dados, o objetivo do presente estudo é avaliar utilizando um questionário cedido pela University College London Hospitais, o conhecimento sobre a prevenção, diagnóstico e tratamento da ospteoporose entre clínicos de nosso meio. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
VERA LÚCIA SZEJNFELD; FAGNER JENNINGS; CHARLLES HELDAN DE MOURA CASTRO; MARCELO DE MEDEIROS PINHEIRO; ANTONIO CARLOS LOPES. Conhecimento dos médicos clínicos do Brasil sobre as estratégias de prevenção e tratamento da osteoporose. REVISTA BRASILEIRA DE REUMATOLOGIA, v. 47, n. 4, p. 251-257, . (03/09402-2)